A coloração violeta presente em olhos é caracterizada pela ausência de melanina no estroma, uma vez que é levado como uma variação de olhos azuis por possuir o mesmo principio de formação de cor onde, o gene EYCL3 (cromossomo 15) apresenta uma variação fenotípica para coloração azul que impede o acúmulo de melanina na íris e a luz branca é refletida na cor do fenótipo. Em caso de indivíduos de olhos com coloração violeta é ocorrente a visibilidade de vasos sanguíneos junto a cor refletida assim, temos a visualização desta cor.
Normalmente é encontrada em indivíduos com albinismo que frequentemente apresentam problemas visuais por conta desta peculiaridade, como por exemplo, a fotofobia caracterizada pela sensibilidade a diferentes tipos de luz e a hipoplasia fóvea que dificulta o indivíduo conseguir visualizar detalhes espaciais a longa distancia por não apresentar pigmentação.
Referências:
Prota G, Hu DN, Vincensi MR, McCormick SA, Napolitano A. "Characterization of melanins in human irides and cultured uveal melanocytes from eyes of different colors." Exp Eye Res. 1998.
Fonte das imagens:
Comments