O princípio da coloração verde se dá através da mesma vertente da coloração azul, com vários loci interagindo, em especial o gene EYCL1, localizado no cromossomo 19, que apresenta dois alelos: um deles dominante, responsável pelos tons verdes, que aparecem de forma variável devido a presença de pigmentos de gordura (lipossomo), e o outro recessivo que devido a baixa deste pigmento, confere ao indivíduo olhos com tonalidade azul.
O outro gene atuante na cor dos olhos verdes, responsável pela produção de melanina, é o OCA2. Se alelo mutante é deficiente para produzir melanina em quantidades suficientes para manifestar a cor dos olhos castanhos. Assim indivíduos com os 2 alelos recessivos para esse locus, poderão manifestar olhos de tonalidade verde ou azul. Na presença dos lipossomos, e com baixa quantidade de melanina na íris especificamente em sua parte anterior (parte visível externamente), a incidência de luz branca será refletida no comprimento de onda verde.
Referências:
Schmidt, A.; Cossetin, G.; Gutteres, J. T.; Gelati, S.; Rosa, J. Genética do olho. Centro de Educação Básica Francisco de Assis-EFA , 2017.
Fonte das imagens:
https://www.vix.com/pt/ciencia/538673/cor-do-olho-nao-depende-so-da-genetica-garante-oftalmo-entenda
Comments